31 de maio de 2019

Projeto Ciência Cidadã reúne pescadores na Kanindé em Porto Velho

Por G1 RO — Porto Velho

 

Começa a partir desta sexta-feira (31) o projeto Ciência Cidadã, realizado pela Ação Ecológica Guaporé.

Evento irá reunir cerca de 30 pescadores do Brasil, Bolívia e Peru, com o objetivo de valorizar suas experiências de monitoramento pesqueiro e gerar reflexões sobre a importância do projeto. Reuniões acontecem de 31 de maio até 02 de junho, no Centro de Formação Kanindé em Porto Velho.

+ Ler mais



22 de maio de 2019

Com aplicativo do telefone celular Asháninkas fortalece o monitoramento da pesca

Por Andina - Agência Peruana de Notícias

 

Indígenas de Pasco registram peixes migratórios utilizando aplicativo Ictio. O monitoramento da pesca na sub-bacia do Rio Pichis, localizada na província de Oxapampa, região de Pasco, agora é realizado com a valiosa contribuição da tecnologia, graças à iniciativa "Ciência Cidadã para a Amazônia".

+ Ler mais



19 abril 2019

Estudantes da várzea e comunidade indígena trocam experiência em Intercambio na Floresta

Sociedade para a Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente/ SAPOPEMA

 

Mais de oito horas de viagem separaram a aldeia Solimões e a comunidade Aracampina em Santarém. Apesar da longa distância, estudantes integrantes do projeto Ciência Cidadã para a Amazônia se encontraram para partilhar experiências sobre as atividades de pesquisa e tecnologia.

+ Ler mais



4 de abril

Jovens de diferentes etnias participam do encontro Ciência Cidadã em Tefé no AM

Por: Samela Bonfim

 

A Amazônia possui a maior diversidade de pescado do mundo. Com esse potencial todo, muitos predadores humanos são atraídos à pesca predatória que oferece risco ao equilíbrio do meio ambiente e extinção à algumas espécies.

Para debater essa e outras questões ligadas a pesca, jovens estudantes e pescadores de diferentes comunidades e aldeias indígenas participaram do encontro de avaliação do uso do aplicativo Ictio no Centro de Treinamento Irmão Falco, município de Tefé, região Centro do Estado do Amazonas, por dois dias.

 

+ Ler mais



21 março de 2019

Ribeirinhos identificam microrganismos presentes na água dos lagos da comunidade em microscópio

Sociedade para a Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente/ SAPOPEMA

 

Durante uma oficina integrante do Programa Cisterna que prevê a capacitação das famílias selecionadas pelo projeto em gestão da água e saúde ambiental, os moradores de Costa do Aritapera viram os microrganismos. Nesta etapa eles puderam usar um microscópio de papel do projeto Ciência Cidadã para analisar a qualidade do liquido coletado para as atividades diárias

+ Ler mais



11 de Março de 2019

Instituto Mamirauá oferece minicursos voltados à biologia, ecologia, análise de dados e estudos sociais

 

A programação do Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia (Simcon) ganhou reforço com o anúncio de seis minicursos que serão ofertados durante o evento, entre os dias 02 e 05 de julho de 2019. Os cursos são gratuitos e tem temáticas que envolvem biologia, ecologia, análise de dados, ciência cidadã e estudos demográficos.

+ Ler mais



12 de fevereiro de 2019

Novas tecnologias monitoram as águas na Amazônia

 

Onde e quando os peixes migram e quais os fatores ambientais que influenciam essa migração? Essa questão motiva o projeto Ciência Cidadã para a Amazônia a desenvolver tecnologias acessíveis para coleta e compartilhamento de informações em vários locais. A água, elemento central que liga a Bacia Amazônica, não poderia ficar de fora. Quatro estações do equipamento desenvolvido por uma empresa norte-americana, ao projeto Ciência Cidadã para a Amazônia, foram instaladas nas RDSs do Mamirauá e Amanã. 

+ Ler mais



31 de janeiro de 2019

XXIII Encontro Brasileiro de Ictiologia é realizado no Pará

Sociedade para a Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente/ SAPOPEMA

 

De 27 a 31 de janeiro, Belém sediou importantes discussões sobre estudos de peixes. O evento que reúne principais pesquisadores do tema é uma idealização da Sociedade Brasileira de Ictiologia

Durante cinco dias foram realizadas centenas de apresentações, debates e comunicações científicas sobre peixes em geral. 

+ Ler mais



16 de janeiro de 2018

Qualidade da água será monitorada por microscópio de papel por jovens ribeirinhos

Sociedade para a Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente/ SAPOPEMA

 

Entusiasmados, os jovens integrantes do Programa Ciência Cidadã na região oeste do Pará conheceram esta semana um novo instrumento de pesquisa: o microscópio de papel ultraacessível.

Portátil, durável e com qualidade ótica semelhante aos microscópios convencionais, o Foldscope possibilita aos estudantes o acesso à ciência, e incentiva a exploração científica, nesse caso à populações tradicionais da Amazônia.

+ Ler mais



1 de Janeiro de 2018

Peixe no Manu: Conhecimento de Matsigenka

Estação Biológica Cocha Cashu 

 

As comunidades matisgenkas de Tsirerishi e Tayakome, localizadas na Zona de Uso Especial do Parque Nacional de Manu, são uma vila de pescadores, com um amplo conhecimento ecológico tradicional sobre peixes e vasta experiência em pesca, na qual começam muito jovens.  Junto com eles, o Zoológico de San Diego Global-Peru e a Wildlife Conservation Society desenvolvem desde o ano passado o projeto "Ciência Cidadã para a Amazônia".

 + Ler mais



26 de dezembro de 2018

O Laboratório de Ictiologia e Pesca da UNIR recebe os Pescadores do Madeira 

Grupo de Estudos da Biodiversidade da Amazônia Sul-Ocidental

 

Com o objetivo de apresentar os resultados dos trabalhos realizados pelo laboratório na região e agradecer pela parceria de mais de 20 anos com os pescadores e Colônia de Pesca. 

 + Ler mais



25 de outubro de 2018

Aplicativo  "Ictio"  permite registrar e compartilhar informações sobre peixes migratórios na Amazônia

 

Foram mais de 30 treinamentos e reuniões para conhecer e aprender a usar o Ictio, nas regiões do Médio e Alto Solimões, estado do Amazonas. O aplicativo, desenvolvido pelo projeto Ciência Cidadã para a Amazônia, permite o registro de atividades de pesca, com a criação de listas. O foco do trabalho são 20 espécies de peixes, escolhidas pela importância econômica e pelo tipo de migração que realizam. 

 + Ler mais



7 de maio de 2018    

Cientistas se unem a comunidades em rede de pesquisa colaborativa

Thadeu Melo,  Iquitos. Perú

 

O aplicativo de monitoramento de peixes foi testado pela primeira vez no Encontro de Parceiros do Projeto Ciência Cidadã para a Amazônia em Iquitos, Peru. O uso do aplicativo será implementado em uma série de sites piloto em toda a bacia amazônica.    

 

 

  + Ler mais

+ Versão em português



3 de maio de 2017

 

Ciência cidadã: novo aplicativo estudará peixes amazônicos em tempo real [Artigo disponível em espanhol]

 Por Yvette Sierra Praeli

 

O projeto reuniu 34 organizações para lançar um aplicativo com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o estado da conservação de espécies de peixes essenciais para a segurança alimentar e o desenvolvimento econômico da região.

 

 

 + Ler mais



22 de novembro de 2017

 

Reunião sobre o Desenho do App de Monitoramento de Peixes

[Artigo disponível em espanhol]

 

Na reunião, os participantes discutiram sobre o desenho do aplicativo em que os pescadores (profissionais e não profissionais) poderão registrar observações sobre a pesca.

 



25 de setembro de 2017

 

Reunião Técnica sobre Ciência Cidadã e Monitoramento de Água

[Artigo disponível em espanhol]

Por WCS

 

Após dois dias intensos e produtivos, os 30 participantes de 16 organizações, com diferentes especialidades e experiências, discutiram entusiasticamente sobre a ciência cidadã e as soluções de monitoramento da água para ajudar a aprender mais sobre as migrações de peixes e os fatores ambientais que os influenciam, envolvendo comunidades locais, o público em geral, tomadores de decisão e cientistas.

 

 + Ler mais



7 de julho de 2017    

 

Novo projeto de conservação do Amazonas se apresenta no Simpósio do Instituto Mamirauá    

Instituto Mamirauá

 

O Instituto Mamirauá organizou o XIV Simpósio sobre Conservação e Gestão Participativa no Amazonas. Durante três dias, o evento reuniu a 211 participantes para assistir às 80 exposições de investigação científica, através de apresentações orais de posters, assim como cinco conferências e minicursos. O último dia, Mamirauá e WCS lançou o Projeto Ciência Cidadã para a Amazônia    

 

 

 + Ler mais

+ Versão em português



09 de maio de 2017

 

Primeira reunião dos parceiros do Projeto Ciência Cidadã para a Amazônia [Artigo disponível em espanhol]

Por WCS

 

A primeira reunião de parceiros do Projeto Ciência Cidadã para a Amazônia aconteceu em Lima em abril de 2017 e reuniu 35 organizações. O evento foi uma oportunidade para aprender sobre participação cidadã na construção do conhecimento científico e estabelecer as bases para um projeto colaborativo entre cientistas e cidadãos da Amazônia.

 

 

 

 + Ler mais



26 de novembro de 2016    

 

AWI realiza pesquisa para para Iniciativa Ciência Cidadã    

Por WCS

 

No marco da Iniciativa das Águas da Amazônia, a WCS está pesquisando projetos existentes de ciência cidadã e monitoramento participativo na Bacia Amazônica.

Estamos interessados em aprender e compartilhar sua experiência. A WCS atualmente está coletando informações sobre projetos que utilizam técnicas científicas e contam com colaboração de não cientistas na região amazônica. 

Estamos particularmente interessados em uma abordagem holística centrada nas águas, nas zonas húmidas e na biodiversidade, que se baseia na gestão integrada da bacia hidrográfica. A ciência do cidadão é considerada uma parte crítica desta estrutura …    

 

 + Ler mais